6 especialistas em concursos públicos revelam as 3 dicas indispensáveis para quem está estudando...

Atualizado: 15 de Ago de 2019

(... E não dispõe de muito tempo ou dinheiro)!


Se você estuda com o objetivo de ocupar um bom cargo público sabe o quanto é difícil a preparação até lá.


Inúmeros gastos financeiros, muitos meses de dedicação exclusiva, sacrifícios das atividades de lazer ou hobbies, ausência de tempo com a família, amigos ...


Em momentos de crise, a racionalidade na aplicação dos recursos (sempre escassos!) conta muito: tão importante quanto a dedicação às disciplinas para o certame é saber aplicar o dinheiro e o tempo que se tem de forma que o período de preparação seja vivido da forma mais proveitosa possível.


Importante relembrar que estudar para concursos é (ou deveria ser!) uma fase temporária que se deseja ver desdobrada em outra: a da tão sonhada nomeação no Diário Oficial.

Porém, antes do feliz dia, um caminho mais ou menos longo, trabalhoso e caro tem de ser trilhado.


Neste artigo os 6 maiores especialistas em aprovação em concursos públicos da atualidade nos oferecem as 3 melhores dicas - elaboradas especialmente para você - com o objetivo de adicionar mais força à sua rotina de estudos.


Com vocês, a palavra dos experts.


JOSÉ ANTÔNIO MUNIZ – UDEMY PORTAL DE APRENDIZADO

José Antônio Muniz, escritor, palestrante, professor de MBA e instrutor na Udemy (marketplace líder global para ensino e aprendizado) e que trabalha há mais de 10 anos preparando alunos para concursos em aulas presenciais e videoaulas, inicia advertindo: - “a preparação para concursos é uma jornada que envolve muita disciplina e destaco 3 dicas para otimizar tempo e custo.”


E prossegue o Professor:

1. Inicie o estudo com os assuntos mais recorrentes nas últimas provas, pois os editais dos concursos são cada vez mais abrangentes e muitos tópicos nunca aparecem nas provas. Existe uma regra de Pareto para priorizar iniciativas (80/20) que costuma funcionar também para concursos: Em geral, 20% dos assuntos representarão 80% das questões. Após concluir o estudo dos assuntos mais importantes, é altamente recomendado expandir com o tempo os tópicos menos cobrados, pois nos concursos mais disputados uma questão faz a diferença.

2. Crie um plano de estudo e busque uma rotina em um ambiente dedicado para a prática diária e sem distrações, pois mais vale 1h com foco no estudo do que 3h com interrupções a todo momento (redes sociais, família, etc). Embora o início seja mais trabalhoso, você observará que a repetição da rotina fará com que o estudo seja algo natural, assim como ocorre com as pessoas que iniciam a academia, por exemplo. É importante sempre praticar questões de concursos anteriores ao final de cada dia de estudo, visando garantir que as dúvidas foram realmente sanadas.

3. Busque conteúdos de qualidade para aprofundar os assuntos mais importantes. Além de livros que as organizadoras utilizam para preparar as questões, uma opção que ajuda muito a assimilar conteúdos mais rapidamente é o uso de videoaulas. Com a democratização das plataformas digitais, é possível encontrar cursos fantásticos a um custo bastante acessível, como é o caso da Udemy. Sugiro observar as avaliações dos alunos que já compraram para aumentar a possibilidade de adquirir um curso que já tenha feito diferença para outras pessoas.

Para conhecer mais sobre a Udemy e sobre o Professor José Antônio Muniz, acesse:

https://www.linkedin.com/in/muniz-antonio2/

https://www.udemy.com/user/jose-antonio-muniz-de-melo/


IVAN CLÁUDIO GUEDES – SITE ICGUEDES

O professor Ivan Cláudio Guedes, do site www.icguedes.pro.br, Doutor em Geologia Regional e mestre em Geociências, nos traz valorosas considerações sobre o estudo como fonte de aquisição de conhecimento.


Veja as 3 dicas do Professor:

1. Algo que eu sempre digo nas aulas de graduação (sobretudo na disciplina de teoria do conhecimento pedagógico), nos cursinhos, palestras, etc., é "NÃO ESTUDE PARA CONCURSO", Estude para APRENDER. Isto é, quando você estiver estudando, preste o máximo de atenção possível para que você absorva aquele conteúdo. Uma vez apreendido o conteúdo, bastará uma revisão simples para relembra-lo, sem a necessidade de ficar se matando com cursos, apostilas, etc.

2. Tenha foco no seu objetivo. Sabemos que não adianta querer estudar todo o edital em 1 ou 2 meses. Portanto, é preciso selecionar os conteúdos mais importantes que são cobrados para construir um roteiro de estudos.

3. Tenha uma rotina de estudos. Mais vale 30 minutos de estudos "bem estudado" do que 3 horas correndo os olhos pelo texto, com o whatsapp ligado e uma música de fundo. Se o candidato tiver foco no estudo, não se dispersar e mantiver a regularidade, certamente vai conseguir um bom resultado.

Para finalizar, O professor Ivan no brinda com uma dica extra:

Recentemente publiquei um artigo e um vídeo com 10 dicas para ser aprovado em qualquer concurso (de acordo com a minha opinião, e com as leituras realizadas). O link é: http://www.icguedes.pro.br/como-estudar-para-concurso-publico-e-passar/


ERICK DIAS – SITE CONCURSO APROVADO

O professor Erick Dias que passou em um grande concurso com uma concorrência de mais de 80 candidatos por vaga, estudando apenas 2 meses e meio e aos 19 anos de idade, quer nos ajudar na tarefa de aprovação.


Leia as dicas abaixo:

A 1ª dica com certeza é a Certeza!

Isso mesmo, a certeza de que você vai passar! Em outras palavras, tem que ter motivação. Confie que vai passar. Comece por aí!

A 2ª dica é estudar por meio de questões. Essa técnica é absolutamente preciosa e importante, por muitos fatores. Tem muitos argumentos de neuroaprendizagem que confirmam a eficácia dessa dica.

A 3ª dica é procurar por livros e apostilas em bibliotecas públicas. Procure por material grátis na Internet (existem muitos) e faça resumo de tudo que você ler ou assistir com caneta e papel. Escreva tudo que for importante no papel. Não em computador, mas em Papel. Seu cérebro absorve muito mais quando você utiliza papel e caneta para estudar. Você encontra muito material grátis sobre como estudar para Concursos Públicos também no meu site concursoaprovado.com

Para acessar as aulas virtuais do Professor Erick Dias, encontrei-o no canal “concurso aprovado” no Youtube.


KALEBE DIONÍSIO – SITE FUI APROVADO

O professor Kalebe Dionísio do site “fui aprovado”, insere suas dicas nos 3 “R”s, uma exclusiva fórmula de aprovação criada por ele, que se baseia nos pilares: “Resumo + Revisão + Resolução de Questões” (os três “R”s). Em suas palavras: - “Na minha própria experiência, desenvolvi e comprovei a eficácia inquestionável do ‘Tripé da Aprovação’. São dicas incríveis, pois trazem os resultados que o próprio nome diz – a aprovação!”


E continua o autor:

1. O Resumo é uma maneira de facilitar as revisões, e pode ser feito de formas variadas, como num papel à parte, no próprio material. Pode ser também através de marca texto, mapas mentais, o importante é lembrar que o objetivo principal dos resumos é facilitar a revisão!

2. A Revisão pode ser feita com 24 horas após os estudos e deve ser realizada através dos seus Resumos; após 7 dias deve revisar o mesmo assunto novamente e, posteriormente, com 30 dias.

3. Finalmente, na Resolução de Questões, é possível analisar o próprio desempenho. A resolução de Questões é a terceira etapa do Tripé da Aprovação, e deve ser praticada exaustivamente. Sempre que errar alguma questão deve retornar para os resumos e verificar onde está o erro e corrigi-lo, dessa maneira a próxima bateria de questões tende a apresentar resultados melhores até se chegar ao nível desejado. Sendo assim, minhas 3 dicas são os três R's do Tripé da Aprovação, que tem provado sua eficácia quando aplicados corretamente aos estudos. Estas são realmente as minhas dicas de ouro!

Para saber mais sobre o Professor Kalebe e o método, acesse: https://www.fuiaprovado.com/


EDITOR DO SITE CONCURSOS NO BRASIL

O famoso site de preparação para concursos, Concursos no Brasil (https://www.concursosnobrasil.com.br), trouxe suas 3 dicas por intermédio de seu editor.


São elas:

1. Ter perseverança. Não desanimar com a falta de tempo e de recursos. Muitos concursados hoje foram aprovados nessa condição.

2. Não adianta tentar fazer o máximo de concursos possível. Como há pouco dinheiro e pouco tempo, escolher um concurso com o qual haja alguma identificação com o perfil pode ser uma boa estratégia. Exemplo: quem fez Letras tem grandes chances de passar em um concurso para professor do estado ou do município.

3. Se há pouco recurso e pouco tempo, aproveitar ao máximo aquilo que possui "gratuidade", tais como: internet, redes sociais (para estudos), biblioteca etc.


ANDRÉ GAZOLA – PORTAL LENDO

O professor André Gazola centra suas dicas em uma reflexão primordial acerca da disciplina e do comprometimento habitual com os estudos.

Anote aí:

- “Sem dúvida, a habilidade mais importante para quem está se preparando para qualquer concurso é a disciplina. Já vi muitos candidatos começarem com todo o fôlego, estudando 8h ou mais por dia, com cronograma elaborado e tudo. Resultado? Em uma semana ou menos largaram tudo.”


E prossegue com sábias palavras:

- “A disciplina é a capacidade de manter uma rotina idêntica por um longo período, transformando-a em hábito. Dito isso, é importante a consciência de que você não precisa estudar 8h ou mais por dia para passar em um concurso, vestibular ou ENEM. O importante mesmo é estudar um pouco todos os dias, mas TODOS OS DIAS. Esse "pouco" quem vai definir é você, mas deve ser o suficiente para não sobrecarregá-lo, fazendo com que desmotive, mas também algo que seja suficientemente desafiador, pois uma dose de esforço com certeza é necessária”.

- “Disciplina, é claro, não é algo que se aprende com cursos ou treinamentos. É algo que você precisa desenvolver com a prática diária e encarando as dificuldades de fazer exatamente aquilo que sua mente NÃO quer fazer em determinado momento. Não é fácil pra ninguém, mas os fortes alcançam o sucesso”.

- “Tendo disciplina e a consciência de que não precisa se matar estudando de uma vez só, o que lhe falta é organização. Pegue um rascunho e faça uma tabela de horários semanal, definindo o que você vai estudar em cada período (você pode baixar tabelas prontas e adaptar no meu artigo sobre Como Estudar para o ENEM -- ele vai ajudá-lo muito, mesmo que seu foco não seja o ENEM)”.

- “Organizados os horários, organize também seu material de estudos. Se for digital, organize em pastas em seu computador, se for impresso, use pastas físicas para fazer a separação -- o importante é nunca perder tempo tendo que escolher o que estudar. E um alerta: muito cuidado com o excesso de material. Com a internet, não é difícil baixar milhares e milhares de vídeos e apostilas, o que na maioria das vezes acaba atrapalhando, pois lhe dá uma sensação de incapacidade, também podendo levar à desistência”.

Para conhecer melhor o trabalho do Professor André, acesse o portal www.lendo.org


Chegamos ao final do nosso artigo-coletânea com a opiniões dos 6 maiores especialistas em aprovação de concursos públicos.


Como você viu acima, a preparação para concursos públicos deve começar com um rigoroso planejamento, não apenas do dinheiro que se tem, mas igualmente do tempo de estudo e demais recursos que - embora não possam ser monetizados - influenciam grandemente na conquista pela tão sonhada vaga!


Aproveite essa oportunidade refletindo e integrando as dicas, aproveitando ao máximo desses poucos parágrafos.


Gostou do artigo? Foi útil para você?


Então, ajude outras pessoas, curtindo, compartilhando ou comentando nossa publicação logo abaixo ou em nossas redes sociais.


Aguardamos você no próximo artigo!

Acesse:

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube

Instagram

Facebook

YouTube

© 2018 por Bazzo (@bazzofotografias)